Agência Panafricana de Notícias

Província tunisina de Siliana tem novo governador

Tunís, Tunísia (PANA) - O Governo tunisino nomeou esta quinta-feira Montasser Jarrey para o posto de governador de Siliana, uma província do centro-oeste do país que foi palco de confrontos violentos em novembro último entre a população e as forças de ordem.

Ele substitui Ahmed Zine Mhahjoubi que é acusado pelos habitantes de recusar o diálogo e de fazer « ouvidos de mercador » às suas exigências.

Subtendidas por reivindicações sociais, as manifestações populares foram reprimidas com brutalidade pela Polícia, fazendo mais de 300 feridos dos quais vários gravemente atingidos nos olhos por tiros de chumbo grosso (tiros de berlinde) cujo uso, pela primeira vez na Tunísia, foi vivamente denunciado pela sociedade civil e pelos partidos da oposição.

Os motins de Siliana, onde as taxas de pobreza e de desemprego são mais elevadas, provocaram uma crise agudada entre o Governo e o principal sindicato, a UGTT, que esteve quase a degenerar numa greve geral anulada ao último minuto para evitar uma escalada da violência no país.

Uma comissão de inquérito independente iniciou esta quinta-feira as suas investigações para esclarecer as causas destes motins.

-0- PANA BB/AAS /FK/IZ 27dez2012