Agência Panafricana de Notícias

Provável adiamento de eleições na Federação nigeriana de futebol

Lagos- Nigéria (PANA) -- A eleição do novo Comité Executivo da Federação Nigeriana de Futebol (NFF), previsto para Agosto próximo, poderá ser adiada para Dezembro 2010, após a mudança recente da direção a nível da estrutura, revelou quarta-feira uma fonte próxima desta instância.
De acordo com esta fonte, os membros do Comité Executivo poderiam não ser reconduzidos após a expiração do seu mandato que foi prorrogado.
Este adiamento deveu-se à comparência, esta quarta-feira em Abuja, de alguns responsáveis da NFF na Comissão sobre os Crimes Financeiros e Económicos (EFCC) por ter pretensamente dilapidado um bilião 300 milhões de nairas (oito milhões 613 mil dólares americanos), o orçamento de participação no Mundial.
As pessoas que devem responder à convocação da EFCC são o Presidente, Sani Lulu, o secretário-geral, Bolaji Ojo-Oba e o responsável do Comité Técnico, Taiwo Ogunjobi.
O Comité Executivo demitiu, esta semana, Lulu, mas igualmente o vice-presidente, Amanze UcheGbulam, e Ogunjobi, manifestamente para apaziguar o Governo que decidiu suspender por dois anos as equipas nacionais de futebol, privando-as de qualquer participação nas competições internacionais.
O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, anulou depois a sua decisão, enquanto a Federação Internacional de Futebol (FIFA) ameaçava sancionar o país devido a uma tal ingerência política nos assuntos desportivos.
Mas, segundo a mesma fonte, o Governo gostaria de fazer mudanças a nível da direção da NFF, ao passo que as novas eleições dos responsáveis do futebol local estão previstas para Dezembro.
A eliminação da Nigéria na primeira fase do Mundial, na África do Sul demonstrou a degradação do futebol neste país, e suscitou apelos a favor duma restruturação da administração do futebol para permitir a emergência de novos talentos.