Agência Panafricana de Notícias

Proliferação de perfurações de água ameaça lençol freático em Ponta Negra, alerta Governo

Brazzaville, Congo (PANA) – A proliferação das perfurações de água representa uma ameaça ao lençol de água subterrânea, anunciou terça-feira o diretor de Gabinete do ministro da Energia e Hidráulica, Lionnel Nkodia.

Nkodia fez este anúncio terça-feira em Ponta Negra, principal centro económico do país, no sul, durante um seminário de informação e sensibilização dos atores do setor da água ao projeto.

"Este instrumento, que permitirá prever os riscos de poluição que receamos atualmente, só pode ser eficaz se ele for alimentado a partir de dados fiáveis e atualizados”, precisou Lionnel Nkodia.

Para ele, o objetivo é então dispor-se duma base de dados necessária à exploração futura do modelo digital.

Graças ao quadro legislativo e regulamentar,  que rege doravante o setor da água no Congo, as autoridades competentes estão a  trabalhar  para reporem a ordem neste setor.

Devido a perfurações de água na cidade, o lençol de água subterrânea está ameaçada pela intrusão de substâncias salgadas, sinónimo de rutura da interface água doce/água salobra.

Estas perfurações são feitas muitas vezes sem respeito pelas normas e práticas universais neste domínio, expondo assim o lençol de freático a uma poluição cujos efeitos são irreversíveis.

O Governo, com o apoio dos parceiros técnicos e financeiros, executou um projeto intitulado “Cartografia dos Auto-produtores de Água" e instalou um sistema de acompanhamento e controlo das suas atividades na cidade de Ponta Negra, com vista a prevenir o risco de rutura da interface água doce/água salobra”.

Este empreendimento visa, entre outros, a construção de um ficheiro de produtores autónomos de água, a adaptação às normas das pefurações de água, o  controlo dos volumes de água tirada do lençol subterrâneo e também a prevenção sobre o risco de rutura da interface água doce/água salobra.

O diretor de Gabinete do ministro da Energia e Hidráulica solicitou a adesão e a participação no projeto das populações e também dos atores do setor da água na cidade.

-0- PANA MB/TBM/FK/DD 25set2019