Agência Panafricana de Notícias

Projeto ferroviário para reforçar relações entre Sudão e Tchad

Cartum, Sudão (PANA) – Uma via ferroviária ligando a capital tchadiana, N'Djamena, à cidade sudanesa de Darfur Nyala vai ser construída a partir de outubro próximo, num projeto que está a ser interpretado como o "símbolo mais significativo" da nova forma de relações entre os dois países.

O projeto avaliado em dois biliões de dólares americanos e cujo acordo de financiamento foi assinado com o Banco Chinês de Exportação e Importação deverá permitir desencravar o Tchad, oferecendo às suas mercadorias uma oportunidade de escoamento para o Mar Vermelho pela ligação ferroviária existente entre Nyala e o Porto Sudão.

Segundo Hassan Bargo, representante do partido no poder na região fronteiriça entre o Sudão e o Tchad, o projeto prevê igualmente uma ligação ferroviária entre N´Djamena e a cidade camaronesa de Doualá, situada na costa atlântica, na África Central.

No quadro deste novo relacionamento que se abre entre os dois países, o Presidente sudanês, Omar El-Bashir, é aguardado este domingo na capital tchadiana, N´djamena, para assistir à investidura, segunda-feira, do Presidente Idriss Deby Itno.

O Presidente sudanês retribui assim o gesto do seu homólogo tchadiano, que participou, em maio de 2010, em Cartum, na investidura de Omar El-Bachir, então reeleito, em sinal de reforço das relações antes extremamente tensas entre N´djamena e Cartum.

-0- PANA MO/VAO/ASA/SSB/MAR/IZ 7agosto2011