Agência Panafricana de Notícias

Projeto “Cabo Verde sem Plástico” entra na segunda fase

Praia, Cabo Verde (PANA) – A segunda fase do projeto “Cabo Verde sem Plástico” foi lançado quinta-feira, 08 de maio de 20\14, na cidade da Praia, apurou a PANA no local de fonte segura.

O presidente da Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD), Januário Nascimento, entidade que executa o programa financiado pela fundação Mava da Suíça, alerta que “em Cabo Verde os sacos de plástico e resíduos são de uma dimensão alarmante, tanto em termos do seu impacto sobre os ecossistemas marítimos e as comunidades, como em termos da sua gestão efetiva”.

Segundo ele, o diagnóstico já feito mostrou que a proliferação se deve a duas causas, designadamente “a falta de consciencialização dos perigos associados e a sua utilização por todo lado por falta de alternativas”.

Segundo o responsável desta Organização Não Governamental (ONG) que se dedica à preservação do meio ambiente, o projeto para a eliminação de bolsas de plásticos, que na primeira fase foi implementado apenas na ilha do Sal, vai nesta II fase ser executado a nível nacional, com a continuação de ações da educação e sensibilização a esta problemática e campanhas de recolha e reciclagem em todas as ilhas.

Januário Nascimento indicou que já há algum trabalho feito da parte do Governo que se refere à legislação, garantindo toda a disponibilidade da ADAD e do projeto para permitir concretizar bem esse desiderato.

A par disto, a ADAD, segundo o seu presidente, está a trabalhar com outros parceiros na produção de bolsas alternativas para substituir o plástico a ser colocado no mercado brevemente.

“Na primeira fase foi desenvolvido todo um trabalho de sensibilização e educação da população e dos comerciantes e de outros organismos públicos e privados”, disse Januário Nascimento.

Explicou que foi elaborado um relatório final, tendo-se chegado à conclusão de que havia a necessidade de se ter uma segunda fase para completar o projeto e preparar todos os processos a serem submetidos às autoridades competentes para a tomada de medidas necessárias para proibir a utilização dos sacos de plásticos.

-0- PANA CS/DD 09maio2014