Agência Panafricana de Notícias

Professores das universidades públicas em greve ilimitada na Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) - Os professores de universidades da Nigéria membros do Sindicato das Universidades (ASUU) entraram, esta terça-feira, no segundo dia de uma greve nacional e ilimitada para protestar contra o "subfinanciamento" das universidades do país.

Segundo a Comissão Nacional das Universidades da Nigéria (NUC), o país conta atualmente 90 universidades públicas das quais 43 universidades federais e 47 universidades estaduais e 75 universidades privadas.

O sindicato acusou constantemente o Governo de recusar-se a aplicar o Memorando de Entendimento assinado pelas duas partes.

Falando no termo de uma reunião do Conselho Nacional Executivo (NEC), o presidente nacional da ASUU, o professor Biodum Ogunyemi, indicou que todos os apelos lançados ao Governo federal para honrar o seu acordo com o sindicato foram ignorados.

"Esta greve será total, global e ilimitada. Os nossos membros não abandonarão os seus serviços até que o Governo aplique totalmente todas as questões pendentes, tal como contidas no Memorando de 2017, e finalize a renegociação dos acordos de 2009", declarou.

-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 06nov2018