Agência Panafricana de Notícias

Produção petrolífera líbia regista alta

Tripoli, Líbia (PANA) – A retomada da produção do campo petrolífero de al-Fil, no sul da Líbia, que produz 105 mil barris diários, permitiu levar a produção do país para 300 mil barris diários, anunciou uma fonte da Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC).

A produção do campo petrolífero de al-Fil foi suspensa no início de junho por causa de manifestações de protesto, recordou o porta-voz da NOC, Mohamed al-Harairi, numa declaração relatada pela imprensa local.

Anunciou, por outro lado, que o porto petrolífero de al-Harriga (leste) retomou as suas atividades e que está pronto para carregar o crude numa embarcação petroleira depois de um acordo com um grupo de guardas das instalações petrolíferas que protestavam contra o não-pagamento dos seus salários em atraso.

A carga que será carregada numa embarcação petroleira para mercados internacionais, atinge 600 mil barris.

Uma primeira carga de 750 mil barris de crude foi carregada a 21 de junho a partir do porto al-Harriga depois de mais de dois meses de interrupção, todavia os contestatários fecharam-no novamente, indica-se.

A produção da Líbia, quarto produtor africano de petróleo (1,6 milhão de barris por dia) antes da revolução que destituiu, em agosto de 2011, o então regime de Muamar Kadafi, após 42 anos de poder absoluto, atingiu em 2012 1,5 milhão barris diários antes de baixar para menos de 200 mil barris diários depois do fecho dos terminais petrolíferos no leste do país por grupos armados separatistas.

Antigos guardas petrolíferos bloqueiam, desde julho último, terminais petrolíferos no leste do país para protestar contra a venda do crude sem unidade de medida, e reclamar pela autonomia de Cirernaique (leste) mas um acordo permitiu levantar o bloqueio de dois portos, al-Harrigua e Zueitina.

-0- PANA BY/JSG/CJB/DD 28jun2014