Agência Panafricana de Notícias

Produção do petróleo líbio atinge mais baixo nível desde Revolução de 2011

Tripoli, Líbia (PANA) – A produção petrolífera da Líbia atingiu o seu nível mais baixo desde a Revolução de fevereiro de 2011, por causa de perturbações recorrentes e fecho das instalações petrolíferas, numa altura que o Estado tem dificuldades em garantir a segurança do setor tido como o pulmão da economia do país, constataram analistas e comerciantes.

Segundo as estatísticas fornecidas, quarta-feira, pela Companhia Nacional do Petróleo, a produção do crude líbio registou um recuo de 150 mil barris diários.

Por sua vez, comerciantes estimam a queda das exportações do petróleo em 80 mil barris diários, essencialmente fornecidos por duas refinarias marítimas, al-Jaraf e al-Bouri, cujas exportações acumuladas estimam-se em quatro petroleiros mensais.

Todos os terminais foram fechados à exceção dos de Marsi al-Bakika, al-Jarak e al-Bouri, de acordo com a companhia líbia.

Segundo um comunicado da Comissão de Energia do Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento), a produção quase atingiu o seu nível zero, devido aos fechos que têm um impacto negativo nos rendimentos dos Líbios.

-0- PANA AD/IN/JSG/IBA/CJB/DD 04set2013