Agência Panafricana de Notícias

Produção do ouro verde em baixa na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – O secretário-Geral da Associação Nacional dos Produtores de Azeitonas na Tunísia, Mohamed al-Nasrawi, anunciou que a produção local do azeite registou em 2013 uma diminuição se comparada ao ano passado.

Al-Nasrawi que falava à margem do dia de informação sobre « a realidade e perspetivas do setor da azeitona », um dos maiores recursos económicos nacionais na Tunísia, precisou que a produção do azeite, mais conhecido sob o nome de « ouro verde » atingirá cerca de 80 mil toneladas contra 220 mil toneladas no ano passado.

O Ministério tunisino da Agricultura afirmou que a produção do azeite diminuirá 65 porcento durante a presente campanha em comparação à campanha precedente.

O departamento ministerial explicou esta diminuição na produção pela rareza das chuvas da estação de 2012-2013, provocando a perda de 15 milhões de oliveiras devido à seca registada em várias províncias tunisinas.

Na província de Monastir, por exemplo, uma diminuição significativa de 95 porcento foi registada segundo as primeiras estimativas dos serviços agrícolas competentes da zona onde está prevista uma produção de 37 mil toneladas contra 85 mil toneladas no período passado.

-0- PANA AD/IN/SOC/FK/IZ 21nov2013