Agência Panafricana de Notícias

Produção diamantífera aumenta 5% em Angola

Luanda, Angola (PANA) - Angola espera aumentar a sua produção diamantífera anual em cinco porcento para atingir este ano receitas de 152,1 biliões de kwanzas (cerca um bilião 579 milhões de dólares americanos) e 179,2 biliões de kwanzas (um bilião 860 milhões de dólares americanos) em 2014, noticiou terça-feira a imprensa local, citando fonte oficial.

Esta projeção vem associada a uma previsão de produzir 11,7 milhões de quilates de diamantes este ano e 12,8 milhões de quilates em 2014.

Nos anos anteriores, as receitas diamantíferas em Angola conheceram uma progressão anual de 17 porcento em 2011, quando foram produzidos oito milhões e 320 mil quilates que renderam 83,6 biliões kwanzas angolanos (quase 868 milhões de dólares americanos).

De acordo com o ministro angolano da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, a estratégia é inserir a atividade diamantífera na concorrência mundial e elevar os níveis de produção para posicionar o país entre os primeiros produtores ao lado do Botswana, da Rússia e do Canadá.

Por outro lado, disse, o impulso do investimento privado e a contribuição da joalharia, baseada no vasto recurso do país em pedras e metais preciosos e semipreciosos poderão ajudar a incrementar o valor acrescentado nacional no contexto da diversificação da economia.

-0- PANA IZ 14ago2013