Agência Panafricana de Notícias

Procuradores querem pena de 15 anos de prisão para ex-capitão de Exército no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) - Procuradores pediram esta segunda-feira uma pena de prisão de 15 anos para um antigo capitão do Exército rwandês, David Kabuye, que serviu igualmente enquanto diretor de vários órgãos de imprensa de Estado, dos quais a Rwanda Televisão, devido a acusações de propagação de rumores, de incitação à insurreição e de insultos a responsáveis governamentais, constatou a PANA em Kigali.

O Alto Tribunal de Kigali ouviu como Kabuye, recentemente liberto depois de ter cumprido seis meses de prisão por posse ilegal de arma de fogo, declarou a outros detidos que corpos encontrados no Lago Rweru (situado entre o Rwanda e o Burundi), entre julho e agosto de 2014 eram de Rwandeses e eventualmente de Ugandeses.

Alegava-se que, durante a sua detenção, Kabuye exprimia às vezes o seu apoio a um documentário controverso intitulado "Untold Story of Rwnada" (História não contada do Rwanda), divulgado em finais de outubro de 2014 por uma rádio de difusão pública britânica, mas numerosos observadores em Kigali revelam que o filme constituiu uma negação do genocídio de 2004 contra os Tutsi (tribo minoritária).

Kabuye conhecido pelos seus antigos colegas como um jornalista de talento e impecável, ocupou igualmente o cargo de diretor-geral do diário inglês do Rwanda "The New Times" entre 2006 e 2007.

Sem precisar quando apresentará a sua defesa final, o presidente do tribunal declarou que a sua jurisdição vai pronunciar a sua sentença final a 15 de dezembro de 2015.

-0- PANA TWA/AR/MTA/BEH/MAR/DD 16nov2015