Agência Panafricana de Notícias

Procurador líbio desmente libertação de tripulação de petroleiro pirata

Tripoli , Líbia (PANA) – O Procurador-Geral da Líbia, Adlkader Radhouan, desmentiu esta quarta-feira ter anunciado à imprensa a libertação dos membros da tripulação do “Morning Glory”, o navio-cisterna de pavilhão norte-coreano que transportava um carregamento ilegal de crude líbio.

"O Procurador não fez nenhuma declaração nem deu informações a qualquer média", indicou a Procuradoria, citada pela Agência Líbia de Notícias (LANA).

"O que foi divulgado é contrário à realidade", acrescenta a Procuradoria, apelando aos órgãos de comunicação para "demonstrar concisão durante a divulgação de informações sem se referir a uma fonte credível".

A cadeia de televisão al-Nabaa, citando o responsável de inquéritos da Procuradoria, Seddick Al-Sour, anunciou terça-feira que a tripulação do petroleiro Morning Glory foi liberta por falta de prova da sua implicação na operação de venda ilegal de crude visto que os seus membros foram obrigados, sob ameaça de armas, a carregar o petróleo bruto.

O Morning Glory encontra-se desde domingo na base marítima de Tripoli depois de ter sido entregue nas vésperas, sábado, pela Marinha norte-americana à Marinha líbia.

Desde a sua chegada a Tripoli, os membros da tripulação foram entregues à Polícia Judiciária e à Procuradoria para inquérito.

A tripulação do petroleiro é composta por 21 membros, dos quais paquistaneses, indianos, cingaleses, sudaneses, eritreus e três líbios.

-0- PANA BY/AAS/FK/TON 26março2013