Agência Panafricana de Notícias

Problema técnico inviabiliza realização de testes da covid-19 em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – Um problema técnico com um novo pacote de testes recentemente chegado a Cabo Verde fez com que, na terça-feira, não fossem apresentados os resultados diários das amostras analisadas, no Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) para despistagem da covid-19, apurou a PANA quarta-feira, na cidade da Praia.

Em comunicado, o INSP recorda que diariamente comunica os resultados obtidos dos exames que são efetuados “sob o mais alto padrão de exigência”, mas que, terca-feira, não foi possível apresentar, como habitualmente, porque houve “um problema técnico com um novo pacote de testes recentemente chegado ao país”.

Acrescenta o comunicado que, “seguindo os padrões de exigência recomendados, optou-se por se resolver o problema” e que o INSP  “está a fazer os possíveis para rapidamente retomar o processo com normalidade”.

De recordar que também no fim de semana, de 16 a 17 de maio corrente, as autoridades sanitárias cabo-verdianas não realizaram testes do novo coronavírus no país, porque os equipamentos do Laboratório de Virologia se encontravam em manutenção.

Cabo Verde registou terça-feira mais uma morte por covid-19, uma mulher de 55 anos da Cidade da Praia, elevando assim para quatro óbitos provocados pelo novo coronavírus no País, sendo três nacionais, na Cidade da Praia, e um estrangeiro, na ilha da Boa Vista.

Nas segunda-feira, 25, o concelho da Praia registou mais 10z casos de covid-19, elevando-se para 390 o número total de infetados a nível nacional, mantendo-se inalterados os números de recuperados e óbitos.

Cabo Verde conta com 231 casos ativos, 155 recuperados e quatro óbitos.

-0- PANA CS/IZ 27maio2020