Agência Panafricana de Notícias

Principal partido de oposição boicota reunião de partidos políticos no Uganda

Kampala, Uganda (PANA) - O principal partido de oposição do Uganda, o Fórum para a Mudança Democrática (FCD, sigla em inglês), anunciou não participar uma reunião dos partidos políticos marcada para 22 de maio corrente em Kampala, soube a PANA de fonte oficial no local.

Esta é a segunda vez que o FCD apoucou o encontro  dos principais líderes dos partidos políticos ugandeses, sob a égide da Cooperação Inter-Partidária para o Desenvolvimento (IPOD), apoiada por doadores de fundos.

Responsáveis do FCD recusaram-se igualmente a participar na primeira cimeira do IPOD, na qual tomaram parte o Presidente ugandês, Yoweri Museveni, e líderes de quatro partidos da oposição com assentos parlamentares.

O presidente do FCD, Amuriat Oboi, disse, quarta-feira, numa conferência de imprensa em Kampala, que  a reunião marcada para a próxima semana será um "evento social" e, embora eles não tenham problemas com outros partidos que nela participaram, o partido que ele lidera não vê a importância de cruzar com Museveni neste preciso  momento.

Para que o FCD encete o diálogo com Museveni, Oboi disse que o Estado deve imediatamente parar de perseguir líderes do FCD e suspender suas reuniões.

O partido da oposição lançou, há dois meses, uma turnê promocional, mas a polícia e outras agências de segurança interrompem-nos, sem o mínimo respeito, e impedem seus responsáveis de participarem em programas de rádio.

O candidato do FCD, Kizza Besigye, foi quatro vezes candidato às eleições presidenciais, a última foi em 2016 quando reivindicou a vitória, denunciando fraudes no escrutínio a favor de Museveni.

Enquanto reuniões do FDC são perturbadas nos últimos meses em todo o país, Museveni começou uma turnê nacional organizando reuniões em diferentes regiões do país, o que para, muitos, parece uma pré-campanha eleitoral.

Inicialmente prevista para 15 de maio corrente, a cimeira dos partidos políticos foi protelada para a próxima semana, a pedido do chefe do Estado que quer concluir primeiro a sua turnê pelo interior do Sudão.

-0- PANA EM/AR/NFB/BEH/DIM/DD 16maio2019