Agência Panafricana de Notícias

Primeiro voo comercial efetuado entre Etiópia e Somália há 41 anos

Mogadíscio, Somália (PANA) – Um primeiro voo comercial entre a Etiópia e a Somália foi efetuado pela empresa privada aérea da Etiópia, “National Airways”, no fim de semana passado há 41 anos, sinal do reforço das relações entre os dois países do Corno de África, constatou a PANA no local.

O proprietário a National Airways, Abera Lemi, qualificou de "evento histórico", a cerimónia deste voo durante uma cerimónia na capital etíope, Addis Abeba.

Doravante, a transportadora aérea privada da Somália efetuará quatro voos semanais entre Mogadíscio e Addis Abeba.

A Ethiopian Airlines (transportadora nacional) lançou em julho último as primeiras ligações aéreas entre Addis Abeba e Asmara (Eritreia), há duas décadas, após a reconciliação alcançada entre os dois vizinhos, graças a um processo de paz protagonizado pelo primeiro-ministro etíope, o reformador Abiy Ahmed, desde a sua ascensão à frente do Estado.

O primeiro-ministro etíope efetuou em junho último uma visita a Mogadíscio onde se reuniu com o Presidente somalí, Mohamed Abdallah Farjamo, refere-se.

Os dois estadistas decidiram nessa ocasião a abertura duma nova página nas relações entre os dois países e o reforço da cooperação em todos os domínios.

-0- PANA YY/IN/TBM/FK /DD 15out2018