Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro tunisino anuncia medidas para relançar situação económica no país

Túnis, Tunísia (PANA)- A situação económica e financeira difícil que atravessa atualmente a Tunísia exige uma série de reformas e um consenso nacional para resolver os problemas, declarou quinta-feira o primeiro-ministro tunisino, Mehdi Jomâa, por ocasião da celebração do Dia Internacional do Trabalhador.

Ele enumerou as medidas tomadas pelo seu Governo nos setores social e económico a fim de melhorar a situação dos trabalhadores nos setores público e privado.

Jomâa citou, neste sentido, a necessidade de reativar os acordos assinados entre o Estado e os parceiros sociais, aumentar o Salário Mínimo Garantido (SMIG) em todos os setores, reforçar o sistema de proteção dos acidentes de trabalho e alargar a cobertura social a todos os trabalhadores.

O chefe do Governo tunisino apelou para a proteção da economia tunisina e do seu equilíbrio, deixando de lado as reivindicações inúteis para permitir o prosseguimento normal da produção, nomeadamente nas zonas importantes como as minas, numa alusão às greves e as marchas que bloqueiam a produção dos fosfatos, essenciais para a economia do país.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 2maio2014