Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro queniano pede acordo de financiamento na conferência da ONU sobre clima

Nairobi, Quénia (PANA) – O primeiro-ministro queniano, Raila Odinga, declarou que os participantes nas negociações sobre as mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas em Durban, na África do Sul, devem adotar um plano de financiamento reforçado para ajudar a fazer face às catástrofes causadas pelas mudanças climáticas, “o que vai mudar a vida de milhões de pessoas no Corno de África”.

Odinga declarou que os países da África Oriental estão a negociar a maneira como convencer os seus cidadãos que vivem nesta região sujeita à seca, em particular os criadores, a adaptar-se a meios de subsistência mais sustentáveis porque os efeitos das secas e das inundações se tornaram num flagelo permanente.

« Eles conheceram fortes chuvas, duas vezes o habitualmente. A construção de barragens nestas regiões deverá permitir-nos recolher estas águas das cheias para a irrigação”, declarou Odinga.

Os Quenianos que vivem na região nordeste do país, próximo da Etiópia e da Somália, praticam essencialmente a pecuária.

Odinga declarou que a prática do reabastecimento dos animais após cada seca se tornou mais custosa e não viável e deverá ser abandonada a favor de metodos mais permanentes.

As inundações afetaram algumas partes do nordeste, do oeste e do leste do Quénia.

-0- PANA AO/BOS/LSA/TBM/MAR/IZ 30nov2011