Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro português inicia visita a Angola

Luanda, Angola (PANA) - O primeiro-ministro português, António Costa, iniciou esta segunda-feira uma visita oficial de dois dias a Angola para reforçar a cooperação bilateral.

À sua chegada, ele revelou que um acordo estratégico de cooperação entre Angola e Portugal vai ser assinado "nos próximos dias", em sinal de confiança para o aprofundamento das relações económicas entre os dois países.

Para António Costa, Angola vive particularmente "uma fase auspiciosa, com uma grande ambição de diversificar a sua base económica, aspeto útil para as empresas portuguesas e para este país africano".

Revelou igualmente que serão assinados acordos no domínio da dupla tributação, do transporte aéreo e do alargamento da linha de crédito a favor de Angola como "passos muito importantes para o reforço da cooperação, rumo à construção de um futuro melhor para os dois países".

Quanto à questão da dívida angolana para com algumas empresas portuguesas, António Costa indicou que existe um trabalho em curso com sinais positivos e empenho das partes.

Acredita que, entre Angolanos e Portugueses, continuará a existir bons negócios, confiança e estabilidade, "fatores que vão ajudar no desenvolvimento da economia dos dois países".

Defendeu a necessidade de se construir, entre Angola e Portugal, um futuro focado nas relações de cooperação.

-0- PANA IZ 17set2018