Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro maliano nomeia dois antigos ministros no novo Governo

Bamako, Mali (PANA) - O primeiro-ministro maliano, Cheick Modibo Diarra, nomeou dois antigos ministros "esquecidos" durante a instauração do Governo de união nacional, constatou a PANA.

Trata-se de Sadio Lamine Sow, nomeado conselheiro especial para as Relações Internacionais, com a categoria de ministro, e de Hamadoun Touré, nomeado conselheiro especial para a Comunicação Governamental e as Novas Tecnologias.

Sadio Lamine Sow e Hamadoun Touré eram respetivamente ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional e ministro da Comunicação, Correios e Novas Tecnologias, no Governo cessante.

Segunda-feira, o Presidente interino, Dioncounda Traoré, instaurou um novo Governo de União Nacional de 31 membros como recomendado pela comunidade internacional, incluindo a CEDEAO, para resolver a crise sociopolítica e institucional que atravessa o país desde o golpe de Estado de 22 de março último.

Este golpe seguiu-se, uma semana depois, da ocupação do norte do Mali por grupos islamitas armados e rebeldes independentistas tuaregues.

Este novo Governo tem por missões principais reconquistar o norte do país e organizar eleições gerais credíveis e transparentes.

-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 23ago2012