Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro maliano no centro do país atormentado pela insegurança para tranquilizar as populações

Bamako, Mali (PANA) - A primeira volta das eleições presidenciais no Mali ocorrerá a 29 de julho próximo, anunciou domingo, em Mopti, no centro do Mali, o primeiro-ministro maliano, Soumeylou Boubèye Maiga, soube-se de fonte oficial no local.

O anúncio veio pôr termo aos rumores segundo os quais, as eleições gerais não se vão realizar no decurso deste ano, devido à insegurança no norte e centro do país e também devido à falta de preparação, de acordo com a fonte.

Nomeado primeiro-ministro no final de dezembro de 2017, Soumeylou Boubèye Maiga encontrou-se com quadros desta região, aos quais ele disse que se as mesmas não se realizar, ninguém ter uma base jurídica para exercer o poder no país.

Falando da insegurança, fonte de preocupações para as populações desta parte do Mali, Maiga assegurou que o país será seguro e os terroristas rastreados, neutralizados ou entregues à justiça.

Convidou as pessoas a cooperarem com as forças armadas e de segurança para combater o terrorismo.

Garantiu que as forças armadas e de segurança estarão equipadas a partir de março próximo de todos os meios possíveis para reforçar suas capacidades operacionais.

O primeiro-ministro anunciou ainda que funcionários serão brevemente desdobrados nas comunas onde a administração não existe desde o início da crise em 2012.

-0- PANA GT/DIM/DD 13fev2018