Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro maliano esperado em Kidal, no extremo norte do Mali

Bamako, Mali (PANA) - O primeiro-ministro maliano, Soumeylou Boubeye Maïga, é esperado quinta-feira na região de Kidal, no extremo-norte do país, soube a PANA de fonte oficial.

Esta visita inscreve-se na implementação do Acordo de Paz e Reconciliação, assinado em maio
e junho de 2015 entre o Governo maliano, grupos armados do norte e a comunidade internacional, com vista a alcançar a uma paz definitiva no Mali, após uma série de rebeliões tuaregues, intensificadas por jihadista intrusos no norte e centro do Mali, precisa a fonte.

De acordo com a mesma fonte, a visita favorecerá a presença do Estado no terreno e acelerará o regresso dos serviços sociais básicos junto das populações nesta região donde o Exército maliano esteve ausente de Kidal desde 2014.

Hoje, o Exército maliano e a administração continuam ausentes desta área, apesar da assinatura do Acordo de Paz.

Depois de Kidal, Soumeylou Boubèye Maiga irá, em princípio, a Gao e Tombouctou, duas regiões do norte do Mali, ocupadas de março de 2012 a janeiro de 2013, como Kidal, por rebeldes tuaregues independentistas, apoiadas por jihadistas que acabarão finalmente expulsos da zona pelas então forças francesas Serval, substituídas hoje pelas forças Barkane do mesmo país, e pelas forças malianas e africanas.

Contrariamente a Kidal, o Exército e a administração malianos estão presentes em Gao e Tombouctou.

-0- PANA GT/JSG/DIM/DD 22março2018