Agência Panafricana de Notícias

Primeiro ministro maliano anuncia medidas de segurança em Gao

Bamako, Mali (PANA) - O primeiro-ministro maliano, Soumeylou Boubèye Maïga, anunciou o desdobramento de 150 elementos do Grupo Móvel de Segurança (GMS) e 150 guardas, em Gao (norte), para aumentar a segurança nesta cidade, que registou desde o início deste ano cerca de 30 mortos em ataques e outros crimes hediondos, soube a PANA de fonte oficial.

As medidas implementadas incluem ainda a abertura de uma segunda Esquadra da Polícia e
e o reforço dos meios da Proteção Civil e da Gendarmeria na cidade.

Falando diante do presidente da Câmara Municipal de Gao, Boubacar Dacka Traoré, o primeiro-ministro Soumeylou Maïga, enfatizou a necessidade de colaboração e envolvimento das populações em apoio aos esforços do Estado.

Ele também se concentrou na reconciliação, no reforço da coesão e do tecido social em Gao, donde ele próprio é originário.

Segundo Maïga, as outras opções consideradas para aumentar a segurança são a continuação das restrições na circulação de veículos e motocicletas, tal como no centro do país, onde foi interditada, há alguns meses disso, a circulação de motos e carrinhas Pickups em algumas áreas onde são perpetrados ataques terroristas, utilizando esses meios rolantes.

-0- PANA GT/JSG/DIM/IZ 04dez2018