Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro líbio escapa à tentativa de assassinato no leste do país

Tobruk, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio, internacionalmente reconhecido, Abdullah al-Theni, escapou a uma tentativa de assassinato na cidade de Tobrouk (leste) ocorrida terça-feira última, soube a PANA de fonte segura no local.

Al-Theni, estava numa escolta que se dirigia ao aeroporto de Toubrouk após uma sessão de audição tempestuosa do seu governo no Parlamento, desconhecidos dispararam contra a caravana.

O primeiro-ministro escapou ileso deste ataque mas alguns dos seus guarda-costas ficaram feridos, indicou um dos seus acompanhantes.

A Câmara dos Representantes do Parlamento adiou no mesmo dia uma plenária dedicada à audição do Governo, depois de um certo número de pessoas se terem manifestado perto da sede da casa das leis para exigirem a demissão do Governo de al-Theni.

O Governo acusou, num comunicado, o canal de televisão Libya Awalan de dar "informações falsas no âmbito de provocar a discórdia e a confusão durante a sessão de sua audição".

A campanha de Líbya Awalan foi lançada para fins pessoais pelo seu proprietário na sequência da rejeição do seu pedido para ser nomeado à frente da Autoridade de Investimento, dotado de um capital de 67 bilhões de dinares líbios (cerca de 49 biliões de dólares americanos), lê-no comunicado.

-0-PANA BY/BEH/DIM/DD 27maio2015