Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro da Tunísia esperado na Bélgica

Túnis, Tunísia (PANA) - O primeiro-ministro tunisino, Habib Essid, é esperado quarta-feira próxima em Bruxelas (Bélgica) para visitar instituições da União Europeia (UE), soube-se de fonte oficial em Túnis.

O programa desta visita, a primeira de Essid a esta cidade capital belga, desde a sua nomeação em janeiro último, prevê encontros com a alta representante da UE para a Política Externa, Federica Mongherini, e o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

Segundo um comunicado do Parlamento Europeu divulgado sexta-feira última, o primeiro-ministro tunisino vai discursar durante uma plenária dos deputados europeus para evocar as diferentes etapas do processo de transição política do seu país e várias questões políticas regionais de interesse comum.

Os Europeus dão uma grande importância à parceria com a Tunísia com a qual eles precisam de reforçar a cooperação para tratar numerosos dossiês, como a migração, a luta contra o terrorismo e o controlo de fronteiras.

As duas partes partilham a convicção de que a realização do desenvolvimento, a justiça social e a criação de empregos desempenham um papel importante na limitação de ameaças do extremismo e da violência nas sociedades.

É por esta razão, soube-se de fonte segura, que a União Europeia não deixou de exprimir o seu apoio à Tunísia.

No início deste ano, a UE concedeu 100 milhões de euros sob forma de empréstimos à Tunísia para apoiar o seu desenvolvimento económico.

A Tunísia, por seu turno, aspira a reforçar as suas relações com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) que, segundo o Presidente americano, Barak Obama, poderá conceder a este país o estatuto de "principal aliado não membro da organização".

Obama fez este anúncio durante a sua reunião, quinta-feira última, em Washington (Estados Unidos), com o Presidente da Tunísia, Béji Caid Essebsi, que, naquela ocasião, realçou o papel protetor desempenhado pelo seu país face ao terrorismo, nomeadamente ameaças provenientes da Líbia, confrontada com uma situação de insegurança crónica.

-0- PANA AD/IN/IS/SOC/MAR/DD 25maio2015