Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro cabo-verdiano remodela Governo

Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, anunciou esta quinta-feira, na cidade da Praia, mexidas na equipa governamental que se traduziram na saída de dois ministros e de um secretário de Estado, soube a PANA de fonte oficial.

O até agora ministro do Turismo, Indústria e Energia, Humberto Brito, é substituído por Leonesa Fortes, ex-presidente do Conselho da Administração do Instituto Nacional de Previdência Social, que assume o novo Ministério do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial.

O cessante ministro das Relações Exteriores, Jorge Borges, é substituído no cargo por Jorge Tolentino, que deixa a pasta de Defesa e Presidência do Conselho de Ministros.

O chefe do Governo nomeou a atual embaixadora de Cabo Verde em Bruxelas (Bélgica), Maria de Jesus Mascarenhas, para o cargo de secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, posto que se encontrava por preencher desde que o anterior titular, José Luís Rocha, foi nomeado para chefe da missão diplomática cabo-verdiana em Washington (Estados Unidos).

Com a mudança de Jorge Tolentino, a pasta da Defesa Nacional passa para a responsabilidade de Rui Semedo, que também mantém a pasta Assuntos Parlamentares.

O primeiro-ministro cabo-verdiano chamou para chefiar o Ministério da Presidência do Conselho de Ministros o primeiro responsável do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder) na ilha do Sal, Dénis Lobo, que faz, deste modo, a sua estreia no Governo.

A economista Esana Carvalho, até agora diretora-geral do Tesouro, é outra cara nova na equipa liderada por José Maria Neves, ocupando o cargo de secretária de Estado adjunta da Ministra das Finanças e Planeamento.

Numa curta declaração à imprensa, o chefe do Governo disse que as personalidades que deixaram o Executivo “tiveram um excelente desempenho” e que oportunamente deverão ser indicados para outros cargos, no país ou no estrangeiro que, no entanto, não revelou.

O primeiro-ministro justificou o reforço da equipa do Ministério das Finanças, com a necessidade de “poder dar vazão ao volume de trabalho resultante das grandes reformas estruturais em curso e do processo de privatização”.

José Maria Neves destacou o reforço do setor dos investimentos e desenvolvimento empresarial, que ele considera vital para o país, com vista a atrair, cada vez mais, investimentos diretos estrangeiros e privados para dinamizar a economia, remover os constrangimentos existentes e possibilitar um maior desenvolvimento empresarial.

Ele anunciou para breve a nomeação do novo elenco do Conselho de Administração do INPS, onde, de acordo com o novo estatuto, vão ter assento, pela primeira vez, representantes dos sindicatos e do patronato.

O primeiro-ministro revelou também para os próximos dias a nomeação do novo governador do Banco de Cabo Verde para substituir Carlos Burgo, que terminou o seu mandato a 31 de agosto passado.

-0- PANA CS/TON 18set2014