Agência Panafricana de Notícias

Primeiro centro africano de produtos fitossanitários inaugurado no Quénia

Kigali- Ruanda (PANA) -- O primeiro centro fitossanitário para analisar os produtos utilizados no tratamento e prevenção de doenças vegetais foi inaugurado no Quénia por 20 países africanos membros desta iniciativa com vista a garantir a autossuficiência alimentar, soube a PANA sexta-feira de fonte autorizada em Kigali.
Este Centro de Excelência Fitossanitária (COPE, sigla em inglês) garantirá mais precisamente as atividades de reforço das capacidades dos investigadores em luta contra as doenças vegetais que afetam as culturas hortícolas e de exportação em África.
Entre essas culturas, figuram nomeadamente a banana, o café e as leguminosas, na perspetiva de promover as exportações dos produtos agrícolas, indica um comunicado divulgado pelo COPE.
Os países-membros desta iniciativa são os Camarões, o Congo, a Zâmbia, a República Democrática do Congo, a África do Sul, as ilhas Comores, as ilhas Maurícias, Madagáscar, a Swazilândia, o Zimbabwe, o Botswana, o Malawi e Angola bem como todos os Estados-membros da Comunidade Económica da África Oriental (CEA) designadamente o Quénia, a Tanzânia, o Burundi, o Uganda e o Ruanda.