Agência Panafricana de Notícias

Primeiro caso de coronavírus registado na Tunísia

Túnis, Tunísia  (PANA)  - Um primeiro caso de infeção do  coronavírus (Covid-19) foi registado na Tunísia segunda-feira última, anunciaram as autoridades tunisinas.

O caso diz respeito a um homem, de cerca de 40 anos de idade, que voltou da Itália a bordo dum navio, anunciou o ministro tunisino da Saúde, Abdellatif Makki, durante uma conferência de imprensa.

O governante afirmou o paciente que trabalhava na Itália regressou a 27 de fevereiro último à Tunísia, devido à propagação do vírus na zona em que ele residia, sem a localizar.

Garantiu que a pessoa infetada foi imediatamente assistida pelos serviços sanitários que também já colocaram de quarentena membros da sua família com quem ele estava em contacto.

"Depois de ter constatado alguns sintomas da doença, em particular uma temperatura elevada, o paciente contactou os serviços de urgência que  o foram buscar na sua casa, tendo-o depois colocado sob controlo“, relatou o governante.

Aconselhou às populações para não entrarem em pânico nem terem reações hostís ao paciente e aos seus membros de família, frisando que todas as medidas foram tomadas para evitarem qualquer contágio horizontal.

naunisino que falava na presença do representante da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Presente na conferência de imprensa, a diretora do Centro de Doenças Emergentes, Nisaf Ben Alaya, disse que o paciente está de boa saúde e que não apresenta efeitos secundários, nem sintomas graves.

Indicou que uma equipa médica, que acompanhava o navio, recenseou todos os viajantes que estavam a bordo e que devem ser colocados sob controlo.

Desde a propagação do vírus na China e noutros países, as autoridades tunisinas anunciaram ter elaborado um plano de ações preventivas, ao instalarem nomeadamente câmaras térmicas nas passagens fronteiriças aéreas, terrestres e marítimas para controlar os viajantes.

As medidas preventivas foram reforçadas após os casos registados em vários países próximos da Tunísia, tais como a Itália e a Argélia.

-0- PANA BB/IS/FK/DD 3março2020