Agência Panafricana de Notícias

Primeira pedra de construção de Centro Oceanográfico na cidade do Mindelo

Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, lançou terça-feira a primeira pedra para a construção dum Centro de Investigação Oceanográfica de Mindelo, na ilha de São Vicente, apurou a PANA de fonte segura.

Orçada em cerca de dois milhões e 500 mil euros, financiados pela Alemanha, a infraestrutura resulta de uma parceria entre o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) e o GEOMAR, considerado como um dos principais institutos de ciências marinhas da Europa sediado no norte da Alemanha.

O seu principal objetivo é produzir resultados científicos importantes para programas de investigação marinha mundiais e, ao mesmo tempo, servir de apoio aos navios de investigação que passam por Cabo Verde, bem como continuar a formar jovens interessados em ciências do mar.

O centro visa igualmente apoiar a realização de projetos comuns do INDP e da GEOMAR no domínio da investigação marinha e atmosférica e também contribuir para o fortalecimento das infraestruturas da educação científica e oceanográfica na África Ocidental.

O Centro Oceanográfico de Mindelo é uma extensão do Observatório Oceanográfico de Cabo Verde, que existe desde 2006, constituído por uma amarração que se localiza a 55 milhas no mar do Calhau, a norte de São Vicente.

O Governo considera que a construção da infraestrutura constitui “mais um passo” para a “dinamização de ações” no quadro da implementação do Cluster do Mar em Cabo Verde, que tem, na cidade do Mindelo, o seu principal polo de desenvolvimento.

-0- PANA CS/DD 19nov2014