Agência Panafricana de Notícias

Primeira intervenção cirúrgica de doença cardíaca bem-sucedida no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Uma primeira operação cirúrgica de doença cardíaca, feita no Burkina Faso, a uma menina de sete anos de idade, ocorreu com sucesso, anunciou a Televisão Pública quarta-feira, no jornal das 20 horas.

"A primeira intervenção cirúrgica cardíaca foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar Universitário de Tengadgo (Ouagadougou). Este sucesso é fruto dum processo empreendido há doze anos pelo Governo e por seus parceiros", sublinha a imprensa pública.

A operação foi conduzida por cirurgiões e anestesistas burkinabes, assistidos por um especialista senegalês, Gabriel Cissé.

"Trata-se duma menina de sete anos de idade com cardiopatia congénita, uma comunicação ou passagem de sangue entre a aorta e a  artéria pulmonar esquerda. Esta passagem de sangue causa uma insuficiência cardíaca e, finalmente,  uma paragem cardíaca. A intervenção cirúrgica consiste em fechar esta comunicação", informou o especialista senegalês.

A ministra burkinabe da Saúde, Claudine Lougué, saudando a operação, indicou que tudo começou com uma visão de mudar as coisas no Burkina Faso.

"E esta visão concretizou-se hoje com a primeira intervenção bem-sucedida a uma menina cardíaca de sete anos de idade", regozijou-se.

No Burkina Faso, 30 por cento das evacuações médicas para o estrangeiro, principalmente de menores de idade, dizem respeito a patologias cardiovasculares, segundo a governante.

Segundo dados oficiais, a segunda causa de todas as evacuações tem a ver com  patologias cancerosas.

-0- PANA TNDD/DIM/DIM/DD 23abril 2019