Agência Panafricana de Notícias

Primeira etapa de confinamento visado arranca na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – A primeira etapa do confinamento sanitário visado inicia-se nesta segunda-feira na Tunísia até  a 24 de maio próximo, com a retomada de 50 por cento das atividades na função pública e na administração geral, nas indústrias, nos serviços, nos trabalhos públicos e nos trabalhos de construção, soube a PANA de fonte oficial em Túnis.

Esta primeira etapa do confinamento sanitário visado prevê igualmente a retomada em 100 por cento das atividades nas profissões livres, enquanto as pequenas profissões e as atividades comerciais, exceto salões de beleza, lojas de roupa e sapatos, vão retomar as suas atividades a 11 de maio corrente.

A retomada das outras atividades está programada durante a segunda e terceira etapa do confinamento sanitário visado, previstas respetivamente para 24 de maio a 4 de junho e para 4 de junho a 14 do mesmo mês, data em que todas as atividades económicas vão retomar progressivamente.

O ministro tunsino da Saúde, Abdelatif Mekki, considerou que o êxito da primeira etapa do confinamento visado e a preservação das conquistas na luta contra a pandemia de Covid-19 depende do respeito pelas medidas decididas, advertindo da violação das medidas tomadas para o confinamento sanitário visado, o que, preveniu, poderá causar o regresso ao confinamento sanitário geral.

Por seu turno, Jalila Ben Khelil, membro da Comissão Permanente de Luta contra a Covid-19 considerou domingo que a Tunísia escapou à previsão inicial que previa mil casos de mortes e mais de 25 mil casos de contaminação, graças às medidas preventivas tomadas contra a pandemia.

Porém, advertiu que isto só é possível se as populações não ignorarem as medidas durante o confinamento sanitário visado.

-0- PANA YY/IN/TBM/MAR/DD 04maio2020