Agência Panafricana de Notícias

Primeira-dama de Cabo Verde galardoada por iniciativas a favor da mulher

Praia, Cabo Verde (PANA) - A primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Fonseca, foi encorajada com o Prémio de Liderança Inspiradora Mundial por suas iniciativas a favor das mulheres, nomeadamente nas áreas do VIH/Sida, da educação e da saúde materno-infantil.

Trata-se de um galardão atribuído pelo Centro para o Desenvolvimento Económico e Liderança (CELD), uma Organização Não Governamental (ONG) com estatuto consultivo especial junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas, que distingue mulheres líderes mundiais notáveis numa determinada área durante o ano de 2014.

"A escolha da Primeira-dama, Lígia Fonseca, deve-se, segundo os promotores, às diversas iniciativas que tem levado a cabo, com incidência sobre as mulheres, nomeadamente nas áreas de HIV/SIDA, educação, saúde materno-infantil", informou a Presidência da República cabo-verdiana, em nota de imprensa.

A esposa do presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, vai receber o galardão sexta-feira próxima em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante a cerimónia de entrega de prémios para África, o Médio Oriente, a Ásia e Amazonas (AMEAA), de 2014.

O ato enquadra-se no programa da Cimeira de Mulheres da África, Médio Oriente e Ásia, a ter lugar nos dias 20 e 21 de novembro corrente nos Emirados Árabes Unidos.

O encontro, a decorrer sob o signo “Economias Emergentes: reduzir o défice de crédito e investir nas mulheres para o crescimento sustentável”, pretende reunir as mulheres que mais se destacam nessas regiões.

Também agrupará igualmente principais interessados/intervenientes em África, no Médio Oriente e na Ásia, para em conjunto, discutirem sobre a necessidade de identificar e aproveitar oportunidades inexploradas mas lucrativas e compromissos económicos e políticos assumidos pelas mulheres.

Entre as mulheres anteriormente galardoadas pelo CELD figuram a ex-Presidente do Malawi, Joyce Banda, a Vice-Presidente do Zimbabwe, Joice Mujuru, as Primeiras-Damas na inamibiana, Penehupifo Pohamba, tanzaniana, Salma Kikweete, e indiana, Datin Paduka Seri Rosmah Masor, entre outras consideradas influentes.

0- PANA CS/DD 18nov2014