Agência Panafricana de Notícias

Primeira academia de futebol feminino criada nos Camarões

Yaoundé, Camarões (PANA) – Uma primeira academia de futebol, exclusivamente feminina, Rails Footbal Academy, acaba de ser criada em Yaoundé, por iniciativa da futebolista internacional Gaëlle Enganamouit, soube a PANA de fonte desportiva em Yaoundé.

O objetivo é deter jovens futebolistas camaronesas com vista a prepará-las para uma carreira profissional, de acordo com a fonte.

Num primeiro tempo, a Rails Football Academy recrutou 18 jogadoras repartidas em três categorias, nomeadamente as menores de oito anos, 13 anos e de 17 anos de idade.

A promotora explica ter decidido criar esta academia de futebol para colmatar um défice de estruturas de formação de género para as raparigas, já que, frisou, nos bairros, as raparigas se formam nos mesmos clubes que os homens, como isso foi também o seu caso.

« Com os poucos meios que eu tenho e o apoio de todo o mundo, nomeadamente o de Chantal Biya, esposa do Presidente da República (Paul Biya), nós podemos instalar uma academia para ajudarmos as nossas jovens irmãs que nos vão substituir no futuro”, sublinhou.

Gaëlle Enganamouit, de 26 anos de idade, atacante da equipa nacional feminina de futebol dos Camarões, foi eleita melhor jogadora africana em 2015.

Hoje, ela evolui no clube norueguês de Avaldsnes IL.

-0- PANA EB/JSG/FK/DD 9jan2019