Agência Panafricana de Notícias

Presidentes tunisino e italiano discutem sobre migração clandestina

Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Béji Caid Essebsi, revelou ter discutido com o seu homólogo italiano,Sergio Mattarella, em visita à Tunísia, sobre a questão dos migrantes clandestinos que atravessam o Mediterrâneo a partir das costas líbias com destino à Itália.

O Presidente Essebsi, que recebeu segunda-feira à tarde o Presidente italiano, precisou que as questões pendentes entre a Tunísia e a Itália, nomeadamente as relativas aos pescadores e à migração, foram objeto de acordo entre os dois países.

Os dois Presidentes reafirmaram a sua vontade comum de reforçar as relações de amizade e a parceria entre os dois países, sublinha um comunicado divulgado pela Presidência da República tunisina.

Por seu turno, o Presidente italiano exprimiu a esperança de ver os países vizinhos da Líbia, a União Europeia e a comunidade internacional encontrar os meios eficazes de ajudar a Líbia a sair da sua crise atual.

Os dois países assinaram um memorando de cooperação no domínio do desenvolvimento, nos termos do qual a Itália concede à Tunísia um empréstimo de 25 milhões de euros destinados ao financiamento de projetos de desenvolvimento e um outro de 50 milhões de euros para apoio orçamental, além duma doação de 11 milhões de euros para projetos agrícolas e sociais.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/TON 19maio2015