Agência Panafricana de Notícias

Presidentes tchadiano e sul-africano na Mauritânia para abordar crise ivoiriense

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Os Presidentes tchadiano, Idriss Deby Itno, e sul-africano, Jacob Zuma, estão em Nouakchott no quadro dos esforços da União Africana (UA) para encontrar uma solução favorável à crise ivoiriense, soube a PANA de fontes oficiais.

Idrisse Deby Itno e Jacob Zuma são membros do painel de alto nível instaurado pela UA e que integra igualmente os Presidentes mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz , burkinabe, Blaise Compaoré, e tanzaniano, Jakaya Kikwete.

Os chefes de Estado mantêm sexta-feira uma nova reunião sobre a crise ivoiriense durante a qual eles deverão elaborar um plano de saída de crise, após uma primeira reunião preliminar em Nouakchott e uma viagem a Abidjan para se reunir com os protagonistas do conflito.

Rejeitado pelo campo do Presidente ivoiriense cessante, Laurent Gbagbo, o Presidente Compaoré, representante da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), não se tinha deslocado à capital económica ivoiriense.

A reunião vai decorrer num contexto marcado por um recrudescimento da violência na Côte d’Ivoire, bem como em Abidjan e no oeste do país.

-0- PANA SAS/JSG/MAR/TON 4março2011