Agência Panafricana de Notícias

Presidentes maliano e rússo abordam cooperação diplomática e económica

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente da Transição do Mali, o coronel Assimi Goïta, conversram esta quarta-feira por telefone com o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, sobre assuntos de interesse comum e o reforço das relações diplomáticas, soube a PANA de fonte oficial.

"Estou muito satisfeito com a minha conversa telefónica com Vladimir Putin. Tivemos trocas diretas e sinceras sobre assuntos de interesse comum e sobre nosso desejo de reforçar as nossas relações diplomáticas, económicas e de segurança", regozijou-se o coronel Goita na sua conta Twitter.

Desde que Goïta chegou ao poder, em maio de 2021, o Mali, confrontado com o terrorismo desde 2012,  aproximou-se da Rússia, em detrimento da França.

O Burkina Faso, país vizinho do Mali, também liderado por militares, abandonou a cooperação militar francesa, recorrendo a outros parceiros, nomeadamente a Rússia e a Turquia.

Terça-feira última, a ministra maliana dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Regional e Burquinabes no Exterior, Olivia Rouamba, presidiu à abertura em Ouagadougou de um Fórum Internacional sobre a Cooperação Rússia-África.

Esta atividade, iniciativa da Associação de Antigos Alunos e Estagiários da ex-URSS (Uniãos das Repúblicas Socialistas Soviéticas), decorreu sob o lema  "Cooperação Rússia-África: Identificação e Apropriação das Alavancas dos Setores Prioritários da Economia e Desenvolvimento."

Também constitui um enquadramento para reflexão em torno das áreas de cooperação que serão apresentadas na cimeira de alto nível "Rússia-África" ​​​​programada para o próximo mês de julho em São Petersburgo, na Rússia.

Na abertura dos trabalhos, o embaixador da Federação Russa, Alexey Saltikov, exprimiu o apoio do seu país ao Burkina Faso.

"A Federação Russa continua a cooperar e interagir com o continente africano de forma igualitária e mutuamente benéfica", regozijou-se.

Para o chefe da diplomacia do Burkina Faso, esta cimeira vai permitir a África dirigir-se à Rússia com propostas concretas e consensuais na segunda Cimeira Rússia-África agendada para julho próximo.

-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 14junho2023