Agência Panafricana de Notícias

Presidentes francês e maliano reafirmam apoio a acordo de paz e reconciliação no Mali

Bamako, Mali (PANA) – O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, e o seu homólogo francês, François Hollande reafirmaram terça-feira o seu apoio ao acordo de paz e reconciliação nacional no Mali, saído do Processo de Argel, noticiou esta sexta-feiraa o diário nacional maliano, L´Essor.

Ibrahim Boubacar Keita, que se encontra em visita privada na França, e François Holande evocaram questões de paz e de segurança no Mali, reiterando o seu apoia ao acordo de paz maliano assinado em maio de 2015 em Bamako, a capital do Mali, lê-se num comunicado divulgado no termo desta reunião.

Os dois chefes de Estado marcaram assim o seu desejo duma aceleração da aplicação deste último para que o Governo maliano possa garantir a sua presença no território e que o desarmamento e a reintegração de alguns combatentes dos grupos armados sejam efetivos.

Além disso, sublinharam a sua determinação a lutar juntos contra grupos terroristas que continuam a levar a cabo ações de desestabilização.

Salientaram a importância da cooperação internacional como prometida pelo G5 (Burkina Faso, Mauritânia, Níger, Líbia e Tunísia), no Sahel, a MINUSMA e a força francesa Barkhane.

François Holande lembrou a mobilização da Ajuda Pública ao Desenvolvimento de França a favor do Mali e a atenção prestada pela comunidade internacional na construção do país como se manifestou durante a Conferência da OCDE, a 22 de outubro de 2015.

Congratulou-se com a inauguração, na semana passada, dos mausoleus de Tombouctou, no norte do Mali.

-0- PANA GT/IS/IBA/MAR/DD 12fev2016