Agência Panafricana de Notícias

Presidentes beninense e nigerino pedem anulação de dívidas de países afetados por Ébola

Túnis, Tunísia (PANA) - Os Presidentes nigerino, Mahamadou Issoufou, e beninense, Thomas Boni Yayi, apelaram à comunidade internacional para anular as dívidas da Libéria, da Guiné-Conakry e da Serra Leoa, três países afetados desde março último pela epidemia de Ébola.

Segundo o Presidente nigerino, a propagação do vírus de Ébola fez fugir os grandes investidores em países afetados pela doença, o que provocou a suspensão dos projetos de desenvolvimento das estradas e doutros programas, aumentando assim as pressões sobre as economias destes países.

É importante que os investidores voltem a estes três países graças à anulação das dívidas da Libéria, da Guiné-Conakry e da Serra Leoa, acrescentou.

O Presidente do Benin afirmou, por sua vez, que "a Libéria está doravante segura e que pode viajar-se para este país e realizar nele atividades comerciais graças à grande progressão na luta contra o vírus de Ébola".

Ele apelou para a anulação das dívidas da Libéria, afirmando que a ausência de atividades económicas nos países afetados pela doença os impede de fazer face aos desafios ligados ao endividamento.

-0- PANA AD/IN/IS/SOC/FK/IZ 26jan2015