Agência Panafricana de Notícias

Presidente zimbabweano na África do Sul para resolver crise diplomática

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, viajou esta quinta-feira para a capital económica sul-africana, Joanesburgo, para intervir no caso Grace Mugabe que se transformou numa crise diplomática depois da acusação de agressão formulada contra a Primeira Dama zimbabweana.

Grace Mugabe não honrou finalmente a sua promessa de se apresentar à Polícia sul-africana.

A Primeira Dama do Zimbabwe é acusada de ter agredido um manequin de 20 anos em Sandton, no fim de semana.

A Polícia confirmou ter recebido uma queixa por ofensas corporais de Gabriella Engels, que afirma que Grace Mugabe, Primeira Dama zimbabweana, a acusa de "viver maritalmente" com dois filhos seus, Robert e Chatunga.

Engels revelou ter sido agredida com um ficha elétrica pela esposa do Presidente Mugabe na presença de 10 guarda-costas seus, tendo igualmente divulgado fotos das suas lesões nas redes sociais.

O Governo zimbabweano informou oficialmente o Ministério das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul de que Grace Mugabe requereu a imunidade diplomática.

"A sua estada na África do Sul é por razões privadas mas igualmente para a sua participação na cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e na reunião diplomática bilateral que decorre em Pretória", indicou o Ministério da Polícia, acrescentando que "a suspeita está na África do Sul e não deixou o país".

-0- PANA CU/MA/FJG/TBM/MAR/IZ 17ago2017