Agência Panafricana de Notícias

Presidente zimbabweano advoga reforma profundo do sistema das Nações Unidas

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, advertiu quinta-feira, diante da Assembleia Geral das Nações Unidas, que sem uma cooperação internacional e uma reforma profunda do sistema internacional, a disparidade entre os ricos e os pobres persistirá.

Admitiu que a Agenda 2013 das Nações Unidas para um desenvolvimento sustentável é "ambiciosa, revolucionária, transformadora, universal por incluir todas as facetas da vida humana", frisando no entanto que o seu êxito exige "uma mudança de paradigma radical e sem precedentes".

"Para nos em África, o atual sistema é caduco e perpetua uma injustiça histórica que, de maneira alguma, não se pode justificar hoje", considerou Mugabe, acrescentando que "A Agenda 2030 representa um vinho novo para o qual precisamos dum novo recipiente porão vinho novo não se infetar".

O chefe de Estado zimbabweano advogou finalmente a reorganização do Conselho de Segurança das Nações Unidas e o reforço do diálogo entre as nações.

"Perguntamos-nos a nos próprios, com razão, se os que gozam e, às vezes, se aproveitam da situação atual, são interlocutores sinceros nestas discussões", disse.

-0- PANA MA/NFB/JSG/IBA/MAR/DD 22set2017