Agência Panafricana de Notícias

Presidente zambiano no estrangeiro em visitas médicas

Lusaka, Zâmbia (PANA) - Enquanto aumentam as especulações sobre a saúde do Presidente zambiano, Michael Sata, a Presidência zambiana anunciou segunda-feira que o chefe de Estado deslocou-se domingo ao estrangeiro para visitas médicas.

Num comunicado, o assistente especial do Presidente Sata para a Imprensa e Assuntos Públicos, George Chellah, não especificou contudo o país que o Presidente zambiano visitou para tratamentos médicos.

A nota menciona apenas que o Presidente Sata deixou o país à noite em direção ao estrangeiro para visitas médicas na companhia da Primeira Dama, Cristina Kaseba, e de alguns membros da sua família.

Também o documento não revelou a identidade de quem assumirá interinamente a Presidência durante a ausência de Sata, numa altura em que o país se prepara para receber dignitários estrangeiros para celebrar os 50 anos de independência na sexta-feira, 24 de outubro.

O Vice-Presidente Guy Scott nunca foi designado durante as ausências do Presidente para assegurar interinamente a chefia do Estado.

Segundo a Constituição atual do país, a eligibilidade ou candidatura ao cargo de Presidente da República exige que os pais tenham todos nascido em solo zambiano.

Esta situação desqualifica Scott da corrida à Presidência porque os seus pais não nasceram na Zâmbia mas, juridicamente, ele pode assumir interinamente o cargo em caso de ausência do titular.

Porém, o Presidente Sata nunca lhe confiou o poder durante as suas ausências prolongadas no Estrangeiro.

Nos últimos tempos, o Governo continuou a desmentir os rumores veiculados na imprensa sobre uma hipotética degradação do estado de sáude do Presidente zambiano, insistindo que este se encontra em boa saúde.

O comunicado publicado segunda-feira sobre a viagem do Presidente é todavia o primeiro emitido pela Presidência zambiana sobre as "visitas médicas ao estrangeiro" do Presidente Sata.

Em janeiro passado, durante uma deslocação a Israel do Presidente Sata em férias, a imprensa israelita anunciou que o estadista zambiano estava no Estado hebraico no quadro de uma visita privada para receber tratamentos médicos.

-0- PANA MM/VAO/BAD/IS/SOC/MAR/IZ 21out2014