Agência Panafricana de Notícias

Presidente zambiano deplora morte de primeiro-ministro etíope

Lusaka, Zâmbia (PANA) - O Presidente zambiano, Michael Sata, transmitiu as suas mais sinceras condolências ao Governo etíope pela morte do primeiro-ministro Meles Zenawi.

Na sua mensagem de condolências a Hailemariam Desalegn, o primeiro-ministro interino da Etiópia, o Presidente Sata declara ter tomado conhecimento do desaparecimento prematuro do primeiro-ministro Zenawi "com tristeza e consternação".

"É com um sentimento profundo de tristeza que soube do desaparecimento de sua Excelência primeiro-ministro Meles Zenawi", afirma o Presidente Sata.

"Em nome do Governo e do povo da República da Zâmbia e, evidentemente, em meu nome próprio, desejo transmitir as condolências mais sinceras a si pessoalmente e ao povo da Etiópia", indica o Presidente Sata numa mensagem divulgada quarta-feira pela Presidência.

O Presidente Sata afirma que os progressos importantes realizados pela Etiópia no plano económico ao longo dos anos podem ser atribuídos à dedicação ilustre e desinteressada do defunto primeiro-ministro ao serviço público e pelo povo etíope.

"Lembramo-nos igualmente do primeiro-ministro Zenawi pelos seus esforços para a manutenção da paz e a estabilidade no Corno de África, mesmo em plena crise", sublinha o Presidente Sata.

"É igualmente sob a sua presidência que o Comité de Orientação dos Chefes de Estado e de Governo da NEPAD (Nova Parceria para o Desenvolvimento de África) contribuiu fortemente para dar uma maior visibilidade ao potencial de África enquanto pólo de crescimento na nova ordem económica mundial", conclui.

-0- PANA MM/VAO/FJG/AAS/SOC/MAR/IZ 23agosto2012