Agência Panafricana de Notícias

Presidente zambiano condena ataques terroristas na capital queniana

Lusaka, Zâmbia (PANA) – O Presidente zambiano, Edgar Lungu, enviou uma mensagem de condolências e solidariedade ao seu homólogo queniano, Uhuru Kenyata, na sequência do ataque terrorista perpetrado contra um hotel em Nairobi, fazendo 14 mortos e vários feridos graves.

"Ao meu irmão Uhuru Kenyatta e aos nossos amigos, o povo queniano, exprimimos o nosso choque, a nossa simpatia e o nosso apoio indefetível na sequência destes atos de violência trágicos e insensatos", declarou esta quarta-feira o Presidente Lungu na sua mensagem publicada pela Presidência zambiana.

O Presidente zambiano congratulou-se com o fim da invasão de 19 horas no Complexo de Dusit e a eliminação de todos os terroristas. Ele enalteceu a coragem e o profissionalismo dos serviços de segurança quenianos, que levaram a cabo uma operação minuciosa e conseguiram salvar mais de 700 pessoas do complexo hoteleiro.

Lungu condenou o aspecto destruidor e insensato do terrorismo sob todas as suas formas e reafirmou o envolvimento da Zâmbia nos esforços mundiais para combater o terrorismo e preservar a paz e a democracia «visto que a unidade face a uma tal tragédia nos tornará mais fortes ».

-0- PANA MM/AR/AKA/BEH/FK/IZ 16jan2019