Agência Panafricana de Notícias

Presidente zambiano Michael Sata na cimeira da UA

Lusaka, Zâmbia (PANA) - O Presidente zambiano, Michael Sata, à frente de uma importante delegação do seu país, deve partir esta quinta-feira para a Etiópia, onde participará na XXI cimeira ordinária da União Africana (UA), prevista para 26 a 27 de maio corrente, em Addis Abeba.

A cimeira, que se realiza sob o lema « Pan-africanismo e Renascimento Africano », coincide com a celebração do 50º aniversário da Organização da Unidade Africana /União Africana (OUA/UA).

A conferência deve refletir sobre as questõe de paz e segurança, a execução dos projetos da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), o Mecanismo Africano de Revisão Paritária (MARP), o terceiro Plano Estratégico da Comissão da UA e o orçamento da UA para 2014.

Os líderes africanos devem também passar em revista os desafios e as realizações da organização nos últimos 50 anos, e estudar um quadro conceitual para o Pograma Visão de 2063 para o desenvolvimento do continente nos próximos 50 anos.

Segundo o programa divulgado no local, o Presidente Sata participará na 10ª reunião dos chefes de Estado consagrada à reforma das Nações Unidas, na 19ª cimeira do MARP e na 29ª sessão da reunião do Comité de Orientação dos Chefes de Estado e Governo da NEPAD.

Tomará igualmente parte na reunião dos líderes africanos sobre o paludismo para examinar os progressos realizados na luta contra a doença no continente.

Por outro lado, o primeiro Presidente da República da Zâmbia, Kennth Kaunda, será condecorado este fim de semana pela organização pan-africana pela sua contribuição imensa e desinteressada para a libertação da África Austral.

Kaunda é um dos pais fundadores da OUA.

Para a embaixadora da Zâmbia na Etiópia, Susan Sikaneta, a homenagem a Kaunda inscreve-se no quadro das atividades que marcam o 50º aniversário da UA.

O evento vai realizar-se a 25 de maio, dia da libertação de África, durante as celebrações do Jubileu de Ouro, quando Kaunda fará depois um discurso sob o lema “Marcha à trás”.

Ele vai intervir também no fórum integrado dos jovens e crianças africanos, que constituirá uma oportunidade para uma troca intergeracional, onde a juventude discutirá com os líderes atuais alguns dos quais os fundadores da OUA, incluindo Kennth Kaunda.

-0- PANA MM/SEG/NFB/JSG/IBA/FK/IZ 23maio2013