Agência Panafricana de Notícias

Presidente tunisino promete continuar luta contra terrorismo

Túnis, Tunísia (PANA) – O Presidente tunisino, Béji Caïd Essebsi, declarou que a iniciativa da Árabia Saudita para criar uma coligação militar islâmica de luta contra o terrorismo constitui uma reafirmação de que "estamos prontos para desempenhar o nosso papel e a nossa sua parte na luta contra o extremismo e o terrorismo".

Numa conferência de imprensa realizada quarta-feira em Riade, na Árabia Saudita, disse que a mesma iniciativa deve igualmente "tranquilizar os mais céticos que nos acusam de estar silenciosos e sem reações".

Segundo Essebsi cujas declarações no encontro com a imprensa foram publicadas quinta-feira, em Túnis, a Tunísia “não pode estar ausente do que está a acontecer na região e da luta contra o terrorismo”, pois “estamos na vanguarda agora, combatemos o terrorismo que visa a nossa profundeza cultural e de civilização bem como o nosso turismo, primeira fonte económica na Tunísia”.

O chefe de Estado tunisino afirmou que a Primavera Árabe representa "uma invenção europeia" e não árabe, afirmando a necessidade de os países árabes figurarem entre os países do primeiro plano pois "nós representámos, à dada altura, a civilização, o progresso e a invenção".

-0- PANA AD/IN/BEH/FK/IZ 25dez2015