Agência Panafricana de Notícias

Presidente tunisino preconiza iniciativa africana inclusiva e aberta a atores da crise líbia

Túnis, Tunísia (PANA) - O chefe de Estado tunisino, Béji Caïd Essebsi, sublinhou quarta-feira em Túnis a "importância da iniciativa africana que deve ser inclusiva e aberta à maioria das partes líbias e à coordenação dos esforços comuns a fim de tirar a Líbia desta crise persistente.

O Presidente tunisino fez estes pronunciamentos quando recebia em audiência, no mesmo dia, membros do Comité de Alto Nível da União Africana (UA) sobre a Líbia, soube a PANA de fonte oficial no local.

Durante o encontro, o chefe deste comité, Jean-Claude Gacosso, ministro dos Negócios Estrangeiros do Congo Brazzaville, informou o chefe de Estado tunisino sobre o programa da sua próxima visita à Líbia, de acordo com a fonte.

Gacosso disse que o objetivo desta viagem é realizar encontros com as partes líbias em conflito com o fito de aproximar os pontos de vista das mesmas a fim de se chegar ao fim da crise perigosa prevalecente na Líbia desde o derrube, em agosto de 2011, do então regime de Muamar Kadafi, após 42 anos de poder absoluto.

O Congo Brazzaville preside ao Comité de Alto Nível da UA, composto por 12 membros, dos quais a Tunísia, indica-se.

-0- PANA AD/IN/JSG/DD 1junho2017