Agência Panafricana de Notícias

Presidente tunisino participa na Conferência de Paris para Paz

Túnis, Tunísia (PANA) – O Presidente tunisino, Béji Caïd Essebsi, participou este domingo na Conferência de Paris para a Paz, a convite do seu homólogo francês, Emmanuel Macron, anunciou a Presidência tunisina.

A Conferência de Paris coincidiu com as celebrações do centenário do Armistício e do fim da Primeira Guerra Mundial (PGM), assinala-se.

Essebsi participou na conferência ao lado de vários outros líderes do mundo para lançar a iniciativa "Coligação Internacional para a Informação e Democracia" preparada por um comité internacional constituído de várias personalidades internacionais e visa garantir a liberdade, o pluralismo e a transparência da informação no mundo.

A primeira Conferência para a Paz foi realizada, em 1919, em Paris, e foi organizada pelos países vencedores PGM para examinar questões ligadas à paz entre estes países que são França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e URSS (União Soviética), por um lado, e por outro, os países derrotados, designadamente a Alemanha, a Áustria, o Império Otomano e a Bulgária.

A Conferência realizou-se de 18 a 21 de janeiro de 1919. Foi sancionada pelo Tratado de Versalhes que decretou fortes sanções contra os países derrotados.

-0- PANA YY/IN/IS/SOC/FK/IZ 11nov2018