Agência Panafricana de Notícias

Presidente tunisino nas cimeiras árabe e afro-árabe de Sirtes

Túnis- Tunísie (PANA) -- O Presidente tunisino, Zine El Abidine Ben Ali, deslocar-se-á a Sirtes (centro da Líbia) para participar na cimeira extraordinária árabe e na segunda cimeira afro-árabe previstas para 9 e 10 de Outubro, soube-se sexta-feira de fonte oficial em Túnis.
O Presidente Ben Ali será acompanhado por uma delegação composta nomeadamente pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Kamel Morjane.
O chefe da diplomacia tunisina já se encontra em Sirtes para participar numa "reunião de emergência" do comité da iniciativa da paz árabe que deve debater o futuro do processo de paz israelo-palestino, na véspera duma cimeira árabe extraordinária.
Segundo um representante da Liga dos Estados Árabes (LEA), Ahmed Benhali, o Presidente da Autoridade palestina, Mahmoud Abbas, vai informar este comité sobre os últimos desenvolvimentos da situação nos territórios palestinos, após a recusa israelita de prorrogar a moratória relativa à cessação das atividades de colonização na Cisjordânia (Palestina).
Ele considerou como "muito importante" a reunião do comité instado a tomar decisões necessárias face aos novos desenvolvimentos na região.
O Comité da Iniciativa da Paz Árabe integra a Argélia, o Qatar, a Tunísia, a Arábie Saudita, a Palestina, Bahrein, a Jordânia, o Líbano, o Sudão, o Iémen, a Síria, Marrocos e o Egipto.