Agência Panafricana de Notícias

Presidente tunisino exonera ministro da Comunicação

Túnis, Tunísia (PANA) – O Presidente tunisino, Zine El Abidine Ben Ali, exonerou quarta-feira o ministro da Comunicação, Oussama Romdhan, no quadro de uma remodelação parcial do Governo que atingiu igualmente outros departamentos, nomeadamente os Assuntos Religiosos e o Comércio, soube a PANA de fonte oficial em Túnis.

Romdhani foi substituido por Samir Laâbidi, precedentemente ministro da Juventude, Desportos e Educação Física., de acordo com a fonte.

Esta remodelação visa acalmar a tensão resultante das convulsões sociais ocorridas na região de Sidi Bouzid (centro-oeste da Tunísia) e que se estenderam para diversas cidades do país, saldando-se em dois mortos e um ferido grave, por causa da problemática do desemprego de que são vítimas nomeadamente estudantes que concluíram estudos universitários.

Durante um encontro com o primeiro-ministro Mohamed Ghannouchi, o chefe do Estado tunisino deu, por outro lado, instruções para a elaboração dum "programa urgente" de criação de empregos para diplomados universitários, relata a agência nacional de imprensa (TAP).

Ben Ali pediu também às organizações nacionais para "mobilizarem energias a fim de levar a cabo eficazmente este programa e o plano de ação adotado a 15 de Dezembro último que prevê a disponibilização de seis biliões 500 milhões de dinares (quatro biliões 500 milhões de dólares americanos) para a criação de empregos e o lançamento de projetos em diferentes regiões do país.

-0- PANA BB/SSB/IBA/CJB/DD 29Dez2010