Agência Panafricana de Notícias

Presidente tunisino encarrega ministro do Interior cessante de formar novo Governo

Túnis, Tunísia (PANA) – Para surpresa geral, o Presidente tunisino,  Kaïs Saied, encarregou Hichem Mechichi, ministro do Interior no Governo cessante, de formar o novo Governo na sequência da demissão do primeiro-ministro Elyes Fakhfakh, implicado num caso de conflito de interesse em empresas no seio das quais ele controla uma parte do capital, soube-se de fonte oficial.

O nome do primeiro-ministro designado não figurava em nenhuma das listas de candidatos propostos pelos partidos consultados pelo Presidente da República, antes de fazer a sua escolha sobre “a personalidade mais apta a dirigir o Governo”, como estipulado na Constituição nestes casos.

Jurista e antigo aluno da ENA (Escola Nacional da Administração) formado na Tunísia e em França, Mechichi (de 46 anos de idade), ocupou antes as funções de primeiro conselheiro na Presidência da República para os Assuntos Jurídicos.

Ele também foi chefe de Gabinete em vários departamentos ministeriais, incluindo os da Saúde,  dos Assuntos Sociais e do Transporte.

Na sequência da revolução que fez destituir o antigo regime ditatorial, ele fez parte da Comissão Nacional de Investigação sobre a Corrupção e Desvio de Fundos, criada em 2011.

Nos termos das disposições da Lei Fundamental, Mechichi dispõe de 30 dias (um mês) para formar o seu gabinete após consultas com nomeadamente os partidos políticos.

No termo deste prazo, ele deverá obter a confiança do Parlamento antes de iniciar as suas novas funções à frente do Governo chamado a enfrentar a situação particularmente difícil do país, em especial no plano socioeconómico.

-0- PANA BB/BEH/FK/IZ 26julho2020