Agência Panafricana de Notícias

Presidente tunisino demite ministro dos Transportes e Assuntos Culturais

Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Kaïs Saïed, demitiu, terça-feira, o ministro tunisino dos Transportes, Rabie El Majidi, e o ministro dos Assuntos Culturais, Hayet Guettat Guermazi, anunciou, num comunicado de imprensa, a Presidência do República da Tunísia.

A Ministra do Equipamento e Habitação, Sarra Zaâfrani Zenzri, foi responsável pela atuação no Ministério dos Transportes e o Ministro do Ensino Superior, Moncef Boukthir, a do Ministério dos Assuntos Culturais.

O comunicado de imprensa não deu qualquer explicação para a demissão dos dois ministros, ainda que o Presidente Kais Saïed tenha deplorado as grandes dificuldades que as populações enfrentam no sector dos Transportes.

Há quem relacione a demissão do ministro dos Transportes à visita não anunciada feita terça-feira à tarde pelo chefe de Estado tunisino à estação ferroviária e ao metro de Tunes para conhecer a situação do setor.

Neste sentido, insistiu na necessidade de pôr fim à deterioração e à corrupção que assola o sector, marcado pela destruição de locomotivas.

Kaïs Saïed também lamentou a corrupção que tem sido desenfreada há décadas no sector onde foram investidos milhares de milhões sem qualquer melhoria no seu funcionamento.

-0- PANA AA/IN/JSG/MAR 13 março  2024